Populismo político foi tema de Aula Inaugural 2019 no PPGCOM

Postado por: Gerson Luiz Martins

A Aula Inaugural do primeiro semestre de 2019 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS) foi realizada no último dia 14 de março com palestra do professor e pesquisador de Portugal, Dr. Hélder Prior que falou sobre “Populismo político”, tema de suas pesquisas de doutorado e pós-doutoramento. O professor Prior participa do Programa de Professor Visitante Estrangeiro da UFMS e desenvolverá atividades de ensino de pesquisa no PPGCOM, como membro do corpo docente. Segundo o pesquisador, vários autores têm sublinhado o relevante papel dos media digitais na profusão, circulação e ampliação da retórica populista, apontam uma “afinidade eletiva” entre o neopopulismo e a chamada política da pós-verdade. Destacou ainda que “em tempos de crise das democracias representativas, a eficácia discursiva dos populismos e a capacidade para suscitar uma ilusão coletiva acerca da ação política, parecem ter no debate político contemporâneo”.

Prof. Dr. Hélder Prior

O professor e pesquisador Hélder Prior é doutor em Ciências da Comunicação (2013) pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Portugal, com a classificação de Excelente por unanimidade e menção de “Doutor Europeu”. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com bolsa do Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES/2013), entre Maio de 2014 e Dezembro de 2015, integrado na linha de Jornalismo e Sociedade e estágio doutoral na Universidade Autónoma de Barcelona, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2008-2012). É investigador integrado no Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) da Universidade da Beira Interior, investigador colaborador no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, onde realizou períodos de investigação de Doutoramento entre 2008 e 2012, e investigador colaborador estrangeiro no Núcleo de Marketing da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Núcleo de Estudo em Mídia e Política da Universidade de Brasília. É vogal executivo da Junta Directiva da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE) e membro do editorial board das revistas: “Rhêtorikê” (LabCom – UBI), “Más Poder Local” (Fundación Ortega y Gasset – Madrid”) e Estudos em Comunicação (LabCom). É autor do livro “Esfera Pública e Escândalo Político” (2016), editado pela Media XXI e co-organizador, com Liziane Guazina e Bruno Araújo, da obra “Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política” (2016), editada pelos Livros LabCom.

Público atento à palestra do professor Hélder Prior

O PPGCOM realiza, no início das atividades anuais, uma palestra com pesquisadores de referência nacional e internacional sobre temas que sejam de interesse dos alunos e professores do Programa. Essas palestras, na Aula Inaugural, são abertas ao público e podem participar, além dos professores e alunos do curso de Mestrado, estudantes da área de Comunicação, profissionais e interessados no tema abordado. Segundo o coordenador substituto do PPGCOM, professor Marcos Paulo da Silva, o tema abordado na Aula Inaugural deste ano reflete o debate político e acadêmico que perpassa a instalação do novo governo brasileiro e é, também, foco das pesquisas na área de Comunicação, muitas delas desenvolvidas pelos alunos do curso de Mestrado no PPGCOM, principalmente aqueles que fazem referência ao uso das redes sociais no processo eleitoral, como fenômeno que contribui para a escolha dos candidatos e o resultado das eleições majoritárias de 2018.

Fotos: Agência Brava – Guilherme Correa