Jornalismo e tempos modernos foi tema de palestra de pesquisador da UFSC em Campo Grande

Postado por: Gerson Luiz Martins

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizou na manhã da última terça-feira, dia 3 de julho, palestra com o pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dr. Jorge Kanheide Ijuim. O professor Ijuim falou sobre Jornalismo e tempos modernos e enfatizou a importância e a necessidade de checagem dos fatos e ainda a garantia para ouvir fontes não-oficiais.  Antes de iniciar a palestra do professor Dr. Jorge Ijuim prestou uma homenagem aos pesquisadores José Marques de Melo, Alberto Dines e Audalio Dantas falecidos recentemente. Na homenagem também incluiu os nomes dos professores do curso de Jornalismo da UFMS, Maria Francisca Marcelo e Mario Ramires, também falecidos  e que tiveram forte contribuição para o crescimento do curso de Jornalismo.

Professores e estudantes presentes no PPGCOM-UFMS

A palestra do professor Dr. Jorge Ijuim faz parte do programa de qualificação do curso de Mestrado em Comunicação da UFMS que organiza, periodicamente, palestra com os professores de referência nacional e internacional que participam das bancas de defesa dos alunos do curso. De acordo com o coordenador do PPGCOM-UFMS, professor Dr. Gerson Luiz Martins em agosto está programada uma Aula Inaugural, no dia 6, com o professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador representante da área de Comunicação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), Dr. Edson Dalmonte.

O professor Edson Dalmonte fará uma palestra sobre linguagens do jornalismo em tempos de comunicação móvel e suas narrativas, além disso vai realizar reuniões de trabalho com o corpo de professores do PPGCOM-UFMS com objetivo de qualificar o curso na busca da criação do curso de Doutorado em Comunicação.

A participação do professor Dr. Jorge Ijuim no programa de atividades do PPGCOM-UFMS teve o apoio da coordenação do curso de Jornalismo da UFMS e das professores Greicy Mara França e Katarini Miguel.