Área de concentração e Linhas de pesquisa

Área de Concentração: Mídia e Representação Social

Ementa: Pesquisa as representações sociais nos processos de produção e recepção dos produtos midiáticos. Pela transdisciplinaridade, busca refletir sobre essas representações e suas transformações a partir das práticas comunicacionais por meio do uso da linguagem, das narrativas e dos discursos. Investiga os meios de comunicação social como instrumentos culturais nas mediações do processo de construção da identidade, da sociabilidade, da memória social e das práticas sociais, políticas e culturais. Privilegia-se o estudo da construção de conteúdos midiáticos e de imagens da realidade social no contato do local com o global, bem como na formação da identidade e da cultura. Relaciona as linguagens e as narrativas midiáticas com a construção de representações e identidades sociais.

Linha de Pesquisa 1: Mídia, Identidade e Regionalidade 

Ementa: Estuda os sistemas e as estruturas dos meios de comunicação nos âmbitos regional e de fronteiras, os processos, produtos e as linguagens da mídia local e regional e os fluxos midiáticos locais, regionais e internacionais. Neste contexto, adquire maior relevância a investigação das representações sociais na indústria de mídia e nos conglomerados regionais e de temas relacionados á ideologia e à identidade no discurso da mídia regional. Investiga também as políticas de comunicação, bem como a aplicabilidade da legislação na comunicação regional.

Linha de Pesquisa 2: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos

Ementa: Pesquisa as representações sociais nos produtos midiáticos, bem como linguagens e práticas na emissão e na recepção das mensagens. Por meio da análise crítica da mídia, enfoca conteúdos e suportes midiáticos contemporâneos, a construção de seus processos de produção: estruturas narrativas, gêneros e formatos nos meios de comunicação.