Corpo Docente

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A LINHA DE PESQUISA DOS DOCENTES


Docentes do Quadro Permanente

 

Profa. Dra. Daniela Ota

Profa. Dra. Daniela Ota

Doutora (2006) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e mestre (2000) pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da UFMS. Desenvolve pesquisas sobre rádios de fronteira, principalmente nos seguintes temas: jornalismo, produção radiofônica e fronteiras. Faz parte do grupo Geografias da Comunicação, coordenado pela profa. Dra. Sônia Virgínia Moreira. Autora de um livro, quatro capítulos de livros e diversos artigos publicados em revistas científicas e em anais de eventos. http://www.geografias.net.br

Disciplina: Geografias da Comunicação e Regionalidade

Linha de Pesquisa: Mídia, Identidade e Regionalidade

Grupo de Pesquisa: Geografias da Comunicação


Prof. Dr. Gerson Luiz Martins

Prof. Dr. Gerson Luiz Martins

Doutor (1999) em Jornalismo e mestre (1994) em Comunicação pela Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes (ECA), professor adjunto IV da UFMS. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, desenvolve pesquisas em Ciberjornalismo, Ensino de Jornalismo e Convergência de Mídia. Coordenador do Congresso Internacional de Ciberjornalismo (2008 – 2018). É membro do Grupo de Pesquisa Jornalismo Online da UFBA; do Grupo de Pesquisa Laicom da Universidade Autônoma de Barcelona. Participa da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais – JorTec da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor. Foi fundador e presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – FNPJ (2004-2006 e 2006-2008), atual Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo – Abej; foi presidente da Comissão Assessora da Área de Comunicação do MEC/INEP, consultor ad-hoc da SESu/MEC; é diretor de Relações Institucionais da ABEJ (2008/2010 – 2010/2012 – 2012/2014 – 2014/2016 – 2016/2018)  e foi membro da Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ (2008-2012).  Organizador e autor do livro Performance em Ciberjornalismo (2017), publicado pela Editora UFMS.

Disciplina: Linguagens da Mídia Contemporânea

Linha de Pesquisa: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos

Grupo de Pesquisa: Ciberjornalismo – CIBERJOR-UFMS


Prof. Dr. Hélder Prior

Prof. Dr. Hélder Prior

 

Doutor em Ciências da Comunicação (2013) pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Portugal, com a classificação de Excelente por unanimidade e menção de “Doutor Europeu”. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com bolsa do Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES/2013), entre Maio de 2014 e Dezembro de 2015, integrado na linha de Jornalismo e Sociedade e estágio doutoral na Universidade Autónoma de Barcelona, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2008-2012). É investigador integrado no Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) da Universidade da Beira Interior, investigador colaborador no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, onde realizou períodos de investigação de Doutoramento entre 2008 e 2012, e investigador colaborador estrangeiro no Núcleo de Marketing da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Núcleo de Estudo em Mídia e Política da Universidade de Brasília. É vogal executivo da Junta Directiva da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE) e membro do editorial board das revistas: “Rhêtorikê” (LabCom – UBI), “Más Poder Local” (Fundación Ortega y Gasset – Madrid”) e Estudos em Comunicação (LabCom). É autor do livro “Esfera Pública e Escândalo Político” (2016), editado pela Media XXI e co-organizador, com Liziane Guazina e Bruno Araújo, da obra “Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política” (2016), editada pelos Livros LabCom.

 


Profa. Dra. Katarini Giroldo Miguel

Profa. Dra. Katarini Miguel

Jornalista e professora com experiência em comunicação/jornalismo ambiental, jornalismo radiofônico, assessoria de imprensa e consultorias para ONGs e movimentos socioambientais. Pesquisadora das relações sociedade, meio ambiente, meios de comunicação e tecnologias. Cursou especialização em jornalismo científico no Labjor/Unicamp, é mestre em Comunicação pela Unesp/Bauru e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com período de doutorado sanduíche na Universidade Complutense de Madri, bolsista Capes (Programa Institucional Doutorado Sanduiche no Exterior – PDSE). Professora no curso de jornalismo e no mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Texto informado pelo autor)

Disciplina: Comunicação e Mobilização dos Movimentos Sociais na Internet

Linha de Pesquisa: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos


Profa. Dra. Márcia Gomes Marques

Profa. Dra. Marcia Gomes Marques

Doutora (2002) em Ciências Sociais pela Pontifícia Università Gregoriana, Roma, é socióloga (1990), formada pela PUC do Rio de Janeiro, e mestre (1995) em Comunicación Social pela Pontifícia Universidad Javeriana – Bogotá. Tem trabalhos publicados nas áreas de Cultura Midiática, Estudos de Recepção e Ficção Audiovisual. É coordenadora de grupo de pesquisa vigente desde 2007, e coordenadora da pesquisa “Adaptação de Obras literárias para o Audiovisual”. Atualmente está na Universidad Autónoma de Barcelona, participando da pesquisa “Protocolo de Qualidade de Produtos Audiovisuais”, com retorno previsto para o segundo semestre de 2011. Áreas de interesse para orientação: Conteúdos sociais e representação social nos produtos midiáticos; Convergência de mídias e sociedade contemporânea.

Disciplinas: Mídia e representação social ; Teorias da Comunicação; Metodologia da Pesquisa em Comunicação

Linha de Pesquisa: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos


Prof. Dr. Marcos Paulo da Silva

Prof. Dr. Marcos Paulo da Silva

Marcos Paulo da Silva é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), trabalha no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no Curso de Jornalismo. Foi Secretário Especial de Comunicação Social e Científica da Instituição (2017). Atualmente é Diretor Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor, (2017-2019) e vice-coordenador do GP Teorias do Jornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM, (2017-2019). Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche (PDEE/CAPES) na Syracuse University (Syracuse, New York, Estados Unidos). Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Iniciou a carreira como repórter e redator em veículos de comunicação do interior paulista. Atuou como jornalista na Universidade de São Paulo (HRAC-USP, 2006-2009). Realiza pesquisas sobre aspectos teóricos do jornalismo, noticiabilidade, cotidiano e estética da comunicação.

Disciplinas: Cotidiano e Estética Jornalística; Metodologia da Pesquisa em Comunicação

Linha de Pesquisa: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos

Grupo de Pesquisa:  Cotidiano e Noticiabilidade


Prof. Dr. Mário Luiz Fernandes

Prof. Dr. Mario Luiz Fernandes

Doutor (2007) e mestre (2000) em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (1989) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa a imprensa de Mato Grosso do Sul, projeto que desenvolveu o Portal de Mídia que traz o mapeamento dos veículos de comunicação no estado. Atua também como pesquisador nas áreas de teorias do jornalismo e história da imprensa.

Disciplinas: Teorias do   JornalismoMetodologia da Pesquisa em Comunicação

Linha de Pesquisa: Mídia, Identidade e Regionalidade

 

 

 


Profa. Dra. Rose Mara Pinheiro

Profa. Dra. Rose Pinheiro

Professora do curso de Jornalismo e do Mestrado em Comunicação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Possui Doutorado em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP, na área de Educomunicação, e Pós-Doutorado na Faculdade Cásper Libero (bolsa Capes). Sócia fundadora da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação), onde foi diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada (gestão 2014-2016), e membro do NCE/USP (Núcleo de Comunicação e Educação). Jornalista formada pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, com especialização em Educação e Comunicação pela ECA/USP, e mestrado em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo. Desde a especialização, tem-se dedicado aos estudos da Educomunicação. Em sua trajetória acadêmica, foi professora dos cursos de graduação e pós-graduação das Escolas de Comunicação, da Universidade Anhembi Morumbi, da FIAM FAAM, e da Uninove. Foi formadora do Núcleo de Educomunicação, da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo; mediadora do curso Mídias na Educação, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com o NCE/USP; e articuladora no projeto Educom.Rádio, parceria entre o NCE e a Prefeitura de São Paulo. Iniciou sua carreira como repórter e editora de vários jornais brasileiros, como Folha de S.Paulo, Diário do Grande ABC e Vale Paraibano. Foi gerente de agências de comunicação, como CDN, FSB e Ketchum Estratégia. Durante quatro anos, atuou na área de Comunicação Empresarial da Bayer, sendo responsável por assessoria de imprensa, comunicação interna, planejamento estratégico e comunicação integrada.

Disciplina: Tópicos Especiais: Fundamentos da Educomunicação

Linha de Pesquisa: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos

Grupo de Pesquisa: Educomunicação


Profa. Dra. Tais Tellaroli Fenelon

Profa. Dra. Tais Fenelon

Professora do Curso de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora em Comunicação Social pela UMESP, foi membro do Projeto Competências profissionais na TV Digital brasileira – produção, interatividade e possibilidades educativas. Possui mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), Pós-graduação Lato Sensu em Jornalismo e Mídia pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Disciplina: Narrativas audiovisuais em displays digitais

Linha de Pesquisa: Linguagens, Processo e Produtos Midiáticos

Grupo de Pesquisa:


Prof. Dr. Hélio Augusto Godoy de Souza

Prof. Dr. Helio Godoy Souza

É Professor e Pesquisador das Graduações em Artes Visuais e Jornalismo, e no Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde leciona Fotografia, Vídeo, Documentário e Semiótica. Desenvolve pesquisa sobre Tecnologia e Linguagem dos Filmes Documentários 3D Estereoscópicos. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. É autor do livro Documentário, Realidade e Semiose: os sistemas audiovisuais como fontes de conhecimento (AnnaBlume 2001). Como realizador cinematográfico, produziu as seguintes obras: Cubatão Meu Amor (1991); Piraputanga (1993); Bacia do Córrego Bandeira (1994); Arqueologia do Gasoduto Bolívia Brasil (2001); Projeto Corumbá (2004); A Poeira (2007), “Arqueologia de Mato Grosso do Sul” (2008); e “O Lago 3D” (2009). Atualmente desenvolve pesquisa a respeito de documentários estéreo 3D sobre o meio ambiente.

Disciplinas: Linguagem audiovisual e documentário; Documentário e Semiótica

Linha de Pesquisa: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos


Docentes do Quadro Colaboradores:

Prof. Dr. Álvaro Banducci

Prof. Dr. Alvaro Banducci

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1984), mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2002). É professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordena o Laboratório de Antropologia Visual Alma do Brasil (LAV´ALMA – UFMS) e é membro do Grupo Temático de Trabalho e Pesquisa em Turismo (GTTUR – UFMS). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antopologia Rural e do Turismo e pesquisa temas tais como gente pantaneira, pesca, turismo e cultura popular.

Disciplina: Mobilidade,   Globalização e cultura regional

Linha de Pesquisa: Mídia, Identidade e Regionalidade


Profa. Dra. Greicy Mara França

Profa. Dra. Greicy França

Graduada em Publicidade e Propaganda. Doutora em Comunicação Social
pela Universidade Metodista de São Paulo e professora do Mestrado em
Comunicação da UFMS. Desenvolve estudos sobre Publicidade e Propaganda,
Comunicação, ciência e Tecnologia, Jornalismo ambiental, e Comunicação e
saúde. Autora de capítulos de livro e diversos artigos publicados em revistas
científicas e em anais de eventos. Coordena o grupo de pesquisa Mídias
Ambientais e participa do grupo de pesquisa Mídia, Identidade e
Regionalidade.

Disciplinas: Docência do Ensino Superior; Comunicação, ciência e Tecnologia e
Responsabilidade Social.

e-mail: greicymara@hotmail.com

 

 


Prof. Dr. Marcelo Câncio Soares

Prof. Dr. Marcelo Cancio

Professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, lotado no Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Centro de Ciências Humanas e Sociais. Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Experiência na área de comunicação, com ênfase em telejornalismo, teorias do jornalismo e comunicação rural, atuando principalmente nos seguintes temas: telejornalismo, vídeo documentário e televisão e jornalismo especializado.

Disciplina: Mídia Fronteiriça; Metodologia da Pesquisa em Comunicação

Linha de Pesquisa: Mídia, Identidade e Regionalidade