Coordenador da Área de Comunicação da CAPES faz palestra em Aula Inaugural

Postado por: Gerson Luiz Martins

O coordenador da Área de Comunicação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES, professor Dr. Edson Dalmonte fará, no dia 6 de agosto, início do segundo semestre letivo do PPGCOM-UFMS, palestra em Aula Inaugural do Programa. O tema da palestra será o desenvolvimento da pesquisa e quadro geral dos programas de pós-graduação em Comunicação no país. Além disso, o professor Edson Dalmonte também vai abordar as perspectivas para uma produção qualitativa para os alunos do sistema de pós-graduação no Brasil.

O professor Dr. Edson Dalmonte possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2008). É professor Associado I da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisa sobre Ciberjornalismo, Contrato de comunicação, Teorias da comunicação, Análise do discurso e Comunicação e Ética. É organizador do livro Teoria e prática da crítica midiática, co-organizador de Comunicação e pesquisa: região, mercado e sociedade digital e autor dos livros Mídia: fonte e palanque do pensamento culturalista de Gilberto Freyre e Pensar o discurso no webjornalismo: temporalidade, paratexto e comunidades de experiência, ambos pela EDUFBA, 2009. Foi coordenador do PósCom/UFBA (biênios 2011-2013 e 2013-2015). Foi Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – COMPÓS (2015-2017). É bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq e o atual coordenador da Área Comunicação e Informação (CAPES).

Coordenador de Área – Comunicação da Capes, Edson Dalmonte

Além da palestra em Aula Inaugural, o professor Edson Dalmonte fará reuniões de trabalho com o corpo de professores do PPGCOM-UFMS para traçar estratégias de qualificação do curso, com o objetivo de uma futura oferta do doutorado em Comunicação.

Segundo o coordenador do PPGCOM-UFMS, professor Dr. Gerson Luiz Martins a visita do coordenador da Área de Comunicação da Capes se constitui numa importante contribuição e orientação para o PPGCOM possa iniciar, em breve, o curso de doutorado. Destacou ainda que o curso receberá novos professores nos próximos anos, que reforçam a qualidade e agilizará o processo para a criação do doutorado.

A Aula Inaugural acontece no dia 6 de agosto, às 19h00, no Auditório do Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, FAALC.